Luz no fim do túnel

Esse tema é bastante incômodo, mesmo para mim, que me voltei para o veganismo a fim de sanar um pouco do que vejo contra os animais. É fato que por milhares de anos, os animais foram tratados como coisas, produtos, itens sem importância ou apenas seres rebaixados à condição de escravos para testes, adornos e uma infinidade de utilidades e desejos humanos.
Caminhamos um metro com os direitos dos animais e ações que inibem a matança indiscriminada para uso humano, ou para sua “diversão”, mas estamos na trilha correta.
Outro dia, eu estava assistindo ao filme “A Montanha dos Gorilas”, que conta a história verídica de Dian Fossey – uma especialista em primatas, que morreu defendendo-os de caçadores -, e fiquei impressionada com as cenas de brutalidade imputada aos animais tão somente para conseguir dinheiro.
Na versão cinematográfica, homens de diferentes tribos eram recrutados para conseguir a cabeça dos gorilas maiores (para troféu) e as suas mãos (para usar como cinzeiro), além de seus filhotes, que eram vendidos para zoológicos europeus, entre outros.
Dian era uma mulher muito especial porque mostrou ao mundo como esses seres são especiais e que é muito possível ter uma relação de amizade com eles, demonstrando respeito e também amor.
Dá um tremendo mal-estar só de pensar que essa história aconteceu de verdade e que, ainda hoje, em muitos lugares do mundo, caçadores sádicos entram nas selvas simplesmente por esporte, para matar e saquear vidas. Chamam isso de ato desumano, mas, infelizmente é um ato pra lá de humano, porque somente nossa espécie empreende caçadas simplesmente por “diversão”, fama ou dinheiro. O fato é que muita gente está se unindo, tentando minimizar esses atos perversos por meio da divulgação destes fatos ou por meio da mudança de leis.
Seja como for, é uma luz no fim do túnel em prol da vida animal. É primordial entender que somente com uma mudança profunda no comportamento humano, salvaremos diferentes espécies da extinção, e também a nossa própria espécie, afinal, não estamos aqui somente a passeio.

Comentários

Postagens mais visitadas